AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3

AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3
Comming soon...

Momentos no Azul...

Flutuo sem esforço, ondulando ao sabor de uma Nortada que me embala deixando para trás memorias e pensamentos da vida quotidiana, sempre numa correia sem fim e por vezes sem proposito...aqui sou apenas eu e a imensidão do mar...acalmo-me ventilando, sem pressas viajando na corrente quente das Agulhas vinda de terras de Madagascar e de ilhas de sonho ao longo do canal de Moçambique...

Estou a mais de 70 milhas de costa e aguardo pacientemente o momento certo para descer...como que num piscar de olhos, o azul á pouco desprovido de vida, tal tela aguardando a arte de um pintor, muda para um quadro de cores e movimentos, anunciando o momento esperado...sao os Fragateiros que picam incessantemente a bola de peixe, ou um ou outro Albatroz com o seu porte imponente, juntando-se á algazarra...cheguei á bola...chegou o momento...

...uma barbatana sobe, enquanto o corpo se arqueia e a arma se lhe junta...inicio a descida...la em baixo, a cerca de 14 metros, o flasher marca a zona para onde me dirijo e conforme se aproxima vou abrandando e nivelando o corpo...páro, verifico a posiçao do floatline certificando-me que nao esta encostado a mim e verifico as redondezas...um pouco por baixo um Bronze Whaler vem verificar o novo vizinho, dá uma volta e regressa ao fundo desaparecendo tao misteriosamente como apareceu...ouve-se um estrondo...a bola comprime-se...fecha-se e sobe em unissono, cada pequeno peixe procura segurança no proximo, rodando e rodopiando sempre para o meio daquela carrosel de vida...olho de novo á volta e vejo o motivo de tanto alvoroço...vejo pelo menos tres...o maior afunda quase que imediatamente e eu com ele...primeiro numa corrida tipica do primeiro encontro que vou freando conforme a profundidade aumenta e a distancia ao peixe diminui...procuro colocar-me nas suas costas pois sei que assim que o fizer ele vai virar de imediato para verificar a minha posiçao...dito e feito...aponto calmamente, afastando o floatline com a mao esquerda...primo o gatilho e no final de um tiro longo surge um brilho que desaparece como um relampago numa noite de tempestade...o floatline corre, o relogio marca 26 metros...é altura de subir...atinjo a superficie com calma, enquanto passo a arma para o ombro esquerdo pelos elasticos, segurando-me ao bungie já quase na boia...deixo correr até se cansar e inicio a recuperaçao...nadando sempre para o lado de fora do cabo, deixando o correr para tras de mim...metro a metro...braço a braço o peixe vai tomando forma no fim da dyneema que já se vê...mergulho mantendo a tensao, uma mao corre o arpao e a outra agarra a cauda...dá-se o tremer tipico de um ultimo suspiro terminando quando lhe consigo agarrar o operculo e passar a mao pelas guelras...

Chamo o barco e enquanto espero contemplo o momento que me trouxe aqui, saboreando segundo a segundo este local longinquo e cada emoçao que me faz sentir...dando vida ao meu imaginário dia apos dia e lembrando-me o motivo pelo qual a caça faz parte de mim...

1 comentário:

  1. Muitos parabens Nuno pelo belo exemplar capturado,ao ler a historia,parece que estamos como espectadores a assistir ao que se passou naqueles momentos! Estamos a começar a invistir na caça do azul,pelo que nos contemplamos em ver os belos troféus que ja capturaste atraves aqui do seu blogue! Continuaçao de boas caçadas

    ResponderEliminar