AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3

AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3
Comming soon...

"...sigo colado ao fundo, deslizo como se fizesse parte dele...a arma sob a sombra do corpo...de rocha em rocha, escondido pela floresta de coral...a mao esquerda faz a vez das barbatanas pois estas traem o caçador levando-os a fugir muito antes de os termos sequer á vista...

...horas antes levava o o arpao ao esmeril, trifacetando a ponta até as estremidades cortarem, adicionava um pouco mais de silicone entre a pala e o pe da barbatana abafando-lhe todo o ruido e afinava a "embraiagem" ao carreto acomodando a dyneema para fluir e não engasgar...

...todo este ritual acalmava-me numa especie meditaçao e vazio que obtenho nestes momentos de contacto com o material, abstraindo-me da ansiedade e preparando-me para a batalha que se seguiria...hoje era dia de Red Snapper!!!

O Pargo Vermelho, Lutjanus bohar, é uma das mais formidaveis criaturas que podemos capturar nestas aguas...filho do Indico, de espirito Africano é um animal selvagem, puro em energia, explosivo e com uma desconfiança tremenda, com uma inteligencia com a qual poucos peixes se comparam, e dotado de um certo tom de altivez e desdem que o mantem longe de nos e lhe subtrai toda aquela curiosidade natural que traí a maioria dos outros peixes... com este apura-se a tecnica, prolonga-se a apneia e testa-se o material!!!

...de volta ao fundo e apos varias imersoes, esta era mais uma com o intento de os fazer sair do destroço e leva-los para o pequeno vale de coral alguns metros mais a Norte...

...ali sei que tenho hipotese...as rochas e corais abundam, assim como as chapeleiras e grutas onde me posso esconder e fazer uso da contra luz para os surpreender...escondo-me, deslizo e faço-me notar, causando algum desconforto que leva os maiores a iniciarem o trajecto até á zona mais profunda, procurando a protecçao da paisagem natural que ali se forma...o grupo segue-os...a primeira batalha está ganha...

Afundo lentamente, e posso ve-los ao longe...ao tocar o fundo o corpo segue a trajectoria que a mente desenhou na superficie...começa a aproximaçao vagarosa...num jogo de paciencia, onde a calma e o relaxe tem de ser totais...devagar entro dentro de um alpendre de coral e escondo-me na sombra... dois breves ruidos com a garganta e paro totalmente...olhos para baixo...arma escondida...corpo relaxado...

...entram os primeiros...nos seus 4 a 7 kilos, num tom vermelho alaranjado, como pequenos duendes de fogo com os seus caninos sobressaidos e olhar austero...baixo a cabeça num gesto de submissao que lhes atiça o instinto levando-os a permanecer perto de mim...um pouco por trás consigo senti-lo...ouço as investidas que faz...ainda nervoso denuncia a presença com disparos curtos da cauda, pequenas salvas que ecoam como musica nos meus ouvidos...

...investida apos investida, vai ganhando confiança...entra com vigor quase em cima...desvia-se no segundo final e ganha de novo distancia...é agora ou nunca...enquanto se afasta preparo a arma deslocando o corpo para tras e faço um ultimo som gutural...pára, vira-se e entra decidido...um metro mais e...atiro, o arpao voa na sua direcçao e o tiro embora não mortal é perfeito...em cheio na cabeça...o peixe explode na direcçao contraria, deixo-o correr um pouco e assim que tenta entocar tranco o carreto iniciando a subida...o ar já é pouco, o tempo é longo...a superficie chama...

Agora por fim tudo é rapido, ventilo o melhor que posso controlando o peixe debaixo de mim, sei que com toda aquela combatividade os tubaroes nao tardam a vir cobrar o que é de Neptuno...arranco para o fundo, recto em cima do peixe agora semi entocado...uma mao afasta a dyneema do coral enquanto a outra retira o peixo do buraco...encosto-o ao peito enquanto verifico a vizinhança...estao logo ali mas nao se aproximam...este é meu!!!”




Assim foi a captura do meu primeiro Red Snapper do ano, durante a filmagem do episodio 3 do AFRICAN SPEARFISHING DIARIES, uma criatura magnifica e talvez o peixe que mais gozo me dá capturar...testa-me ate ao limite e nunca pára de me surpreender...alem do mais para cima de 8 kg é uma presa de respeito que poucos caçadores podem contar nos seus enfioes...


Um grande abraço a todos...

2 comentários:

  1. Caças muito mesmo, dá gosto em ver esse blog!
    Parabéns! abraço

    ResponderEliminar
  2. Oh Nuno ja la vai o tempo das caças à saida do tejo!!! hehehe... este ano nao me parecer mas talvez te va fazer uma visita no verao (do hemisferio norte claro) de 2011... A tua casa fica perto de maputo? É que dá umas ondas boas por esta zona... grande abraço LLS

    ResponderEliminar