AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3

AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3
Comming soon...

Cronicas de 2008 - O ultimo mergulho do ano...

Há boa hora do costume...04:30 Am......alvorada e tá de pé que é cedinho que se começa o dia...estas coisas da pesca são assim, pois é bem cedinho que a "coisa" rende melhor nas baixas...
Uma banhoca, e um pequeno almoço depois ja estou no carro com o Emiliano para ir buscar o Jeito, o nosso skipper e o Francisco que ainda cá está em Moçambique...

Seis da matina e ta o barco na água, uns minutos para os motores aquecerem e la vamos nós direitinhos ao Baixo Danae...o vento soprava de Norte e com alguma vontade o que deixou os outros barcos em terra no Naval...o pessoal desistiu mas nós não...o que acabou por compensar pois por volta das 12:00 o vento parou...Chegados ao Danae a escolha foi o drop de dentro pois a maré vasava violentamente tornando aquela zona ideal para os serras e os atuns dentes de cão caçarem...
Ao chegar estava um bola mesmo por cima do drop...os passaros a cairem, os atuns bonitos a saltarem e nós a equiparmo-nos á pressa para nos juntar-mos á confusão...
Feita a primeira deriva e numa agua com maximo 10 metros de visibilidade, nao havia nada a registar...na segunda deriva acabei por falhar um serra que certamente teria cerca de 25 a 30 kilos, o animal até ia calmo e para nao o assustar optei por um tiro longo na casa dos 4 metros...nao faço a minima ideia como falhei mas paciencia...
No meio da confusão o Emiliano tirou um Ignobilis jeitoso que andava á meia agua a rondar a bola...



Conforme a corrente abrandava, decidimos visitar uma zona mais baixa no Danae para dar caça aos pargos e ás garoupas, junto de varios destroços de navios afundados...
Esta zona possui uma saudavel população de tubarões, desde os mais vulgares como Blacktip's e Greyreef's ao não tão simpatico Zambezi ou um ocasional Tigre...
Caçadores na agua e sempre á vista uns dos outros optei pela 130 carbono, 2x16mm + 7,5mmx170cm com floatline e boia de 11 litros rigida que na segunda imersão não falha uma cobia na casa dos 15 kg's a 4 metros, prontamente devorada por um Blacktip ja grandote que não me deu hipotese de a recuperar a tempo...enfim, restou-me desejar-lhe bom apetite...

Entretanto o Francisco tirou um pargo de beiços ou Rubberlip que o Emiliano prontamente desentocou e trouxe para cima...



Ao passar por umas chapas ja conhecidos perto da helice de um cargueiro afundado, vejo alguma actividade no fundo...desço e reparo que o Francisco ali ao lado estava a tentar meter um garoupão a tiro...a garoupa acaba por fugir para dentro da chaparia...aproximo-me e quando ela se vira para fugir dali consigo meter-lhe um tiro na parte traseira...a ideia era tranca-la mesmo ali dentro da chaparia...correu mal e o bicho arranca por ali a fora levando o floatline quase toda até á boia por dentro da chaparia, vindo a entocar num buraco a cerca de 12 metros de fundo...
Já juntos o primeiro a descer foi o Emiliano que espreitou de fora do buraco e trouxe más noticias...

"Está toda lá no fundo, aí a uns 5 metros da entrada..." ,

Desce o Francisco e ao ve-la assim tão "encastelada" afirma que dali não vai sair...

Bem apos ouvir isto desci eu mesmo para verificar a situação...entro dentro do buraco calmamente não vá andar nenhum alfaiate la dentro, e vou até perto da garoupa, devagar para nao a assustar pois se arranca dali para fora e me enrola...bem nem quero pensar nisso...

Consegui ver que está perto de uma outra entrada, esta muito estreita para a mesma sair mas perfeita para uma manobra usual nestas situações...mergulho e desço até á fenda traseira...lá estava ela de costas...intruduzo um arpao e pico-a de forma a que se mova mais para a entrada para um tiro mortal...
Desce o Francisco e já na superficie diz-me que ja não se encontra á vista naquela fenda...optimo penso eu...
Peço a arma de 90 ao Jeito...venti-lo...acalmo-me e sigo para o fundo...entro na galeria e vejo-a mesmo ali á entrada presa pela dyneema enrolada na rocha e pelo arpão dobrado em "V"...calmamente aponto á cabeça, ligeiramente atras e acima dos olhos trazendo-me memorias dos meros Lusos bem entocados...primo o gatilho e morte limpa...fica branca...devagar puxo-a para fora...não sai...
Desce o Emi para a tentar tirar e não consegue pois o outro arpão está preso e não cede um centimetro...no meio da azafama juntam-se por ali uns bons Blacktips, alguns já de porte e um convidado em nada desejavel...um Zambi que seguramente teria mais de 3 metros!!!
Desço de faca na mão, avalio a situação e decido cortar a dyneema...a garoupa sai sem problemas e fica lá o arpão todo dobrado como testemunha silenciosa do poder destes animais...



Posta a garoupa no barco volto a descer para libertar o floatline da chaparia...solto o cabo com calma e quando olha para a frente ali estava ele...e eu sem arma...estes encontros são sempre unicos...o animal estava a uns 2 ou 3 metros de nadando calmamente e a avaliar-me, nestes casos e sem nada nas mãos o comportamento frio e sem pressas é essencial...ele olhou para mim, eu avancei um pouco para ele e o bicho la se afastou calmamente...ao chegar á superficie o alivio é grande...em regra se não há peixe arpoado perto esta situação não representa perigo...mas com aquele tamanho acreditem que é um momento no minimo inesquecivel...

Um pouco cansados resolve-mos entrar e ir visitar as boias de marcação do canal...
Na primeira boia o Francisco tira duas barracudas, a primeira com um tiro perfeito e a segunda que acabei por dobrar mas sem necessidade pois o tiro até nem foi mau, mas dada a fraca visibilidade mas vale prevenir que remediar...



Boia 2 e é a minha vez de tirar uma Cobia que andava junto a um Ignobilis pequeno...tiro a meio e com o peixe a rasgar o Emi prontamente dobra com um tiro perfeito na cabeça...



Seguimos para o cabeço do Cockburn...primeira deriva...afundo numa corrente que rondaria os 9 a 10 nós, deixo-me segir pela meia agua e ao passar rente ao cabeço entra o cardume de Xareus Dourados, encolho arma, deixo passar uma barracuda mesmo á minha frente, escolho o maior e...tiro fulminante...
Segunda deriva o mesmo posicionamento...a mesma espero...o mesmo resultado...outro Xareu Dourado morto ao primeiro tiro...ali e com aquela corrente se o peixe nao for imediatamente "despachado" arranca para os ferros uns metros abaixo e enrola-se tornando a sua recuperação num autentico pesadelo...



Mais uma deriva e la vou eu de novo no expresso, desta feita os xareus entram mas nao disparo pois consigo sitinguir um vulto maior por trás...deixo-me cair até á areia a 19 metros e espero...ele entra calmamente e ao chegar a cerca de 3 metros de mim o tiro sai perfeito e fulmina o Fulvie logo ali...



Mudamos para os ferros da torre a cerca de 380 metros dali...primeira deriva e o Emiliano ferra um Ignobilis na casa dos 20 kilos...a Rosalina vem, agarra o Iggy pela cauda, leva-o para dentro dos ferros onde este se enrola todo para ser devorado de seguida inteirinho...com tudo enrolado, na deriva seguinte enquanto o Emi tenta recuperar o arpao dele eu ferro outro Fulvie e assisto ao mesmo espetaculo...resultado o meu arpao fica preso exactamente ao lado do dele e peixinho que é bom...na bocarra da Rosalina...
Algumas derivas entre mim o Emi e o Francisco la vêm os arpões todos tortos para o barco...resultado, ficamos reduzidos a uma arma de 130 nas maos do Francisco que como convidado iria continuar a caçar com ela e eu e o Emi la vamos feitos bravos de fisga aos crocodilos com as nossas 90 em punho...lol...
Na deriva seguinte opto por ficar rentinho á areia e do lado esquerdo dos ferros de onde saem dois Ignobilis...o primeiro passa rápido nao dando chance para um tiro mortal...o segundo pára o suficiente para lhe ferrar um tiro em cheio na cabeça, mas como é hábito destes "peixinhos" la vai direito aos ferros com toda a brutidade que lhe é apanágio...determinado a evitar o pior agarro-me ao cabo do carreto com unhas e dentes mesmo assim o Iggy consegue entrar la dentro, e á superficie ouço o Emi dizer-me que estava lixado com um "F" grande...lol...Decidido puxo ainda com mais força...engulo agua que me farto mas valeu a pena pois consegui afasta-lo dos ferros e evitar que se enrola-se...com cerca de 11 kilos e com um tiro em cheio na cabeça, este Ignoblis deu uma luta tremenda, arrastando-me para o fundo varias vezes...a força destes animais é de facto incrivel...

Tirado com uma 90 aqui fica a foto...


Ja estourados com e com uma jornada plena de emoções decidimos regressar a casa...
Foi uma saida em excelente companhia com muito trabalho de equipa e muita diversão...

Abraços a todos e boas caçadas!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário