AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3

AFRICAN SPEARFISHING DIARIES - VOLUME 3
Comming soon...

Cronicas de 2008 - Um Sabado em Outubro...






Após umas duas semanas de mau tempo, as fotos de satelite e as previsões anunciavam uma manhã sem vento, com Sul a levantar a 18 km por hora mas apenas á tarde...
Era altura de sair...
O Emiliano há muito que devia uma saida de barco daquelas tipo churrascada com a familia e assim teve de ser senão a namorada prometia longas semanas de "greve"...
Assim sendo lá fui mais a minha barqueira dar um mergulho no Baixo St. Maria.



O barco entrou na rampa já tarde, por volta das 08:00 da manha e rumamos até ao Hell's Gate...uma hora mais tarde chegamos a St. Maria e lá estava o Emi e a sua "tropa" toda já instalados na praia...acenamos e partimos para fora...
O Hell's Gate até estava acessivel e passamos quase sem sobressaltos..Vinte minutos depois estamos por cima do cabeço mesmo no drop exterior do Baixo St. Maria...
Era um daqueles dias epicos, com mar chão, sol com fartura, uma visibilidade de 15 a 20 metros, baleias á volta, peixe voador por todo o lado e uma tremenda bola que fugia á superficie de um lado para o outro...
Perante tal visão equipei-me rapidamente e mesmo antes de saltar para a água vemos um veleiro sair quase todo fora e "bater" um peixe voador com o bico mesmo á nossa frente......bem, melhor que isto impossivel, pensei eu para mim...entro na agua de 160 em riste e faço um primeiro mergulho logo ao lado do barco só para verificar a visibilidade...vindo do fundo e aí a uns 15 metros aparece um serra excelente, na casa do 20 a 30 kilos...afundo um pouco mais e faço-me a ele...persigo com calma até me colocar mesmo atrás em linha com a cauda o que o obriga a virar e dar o corpo para me ver...aponto...ele vira...primo o gatilho...e eis que no segundo a seguir levo com a coronha da arma na mascara, o vido parte, entra agua e vidros por todo o lado...isto a 23 metros de fundo......bem...é um daqueles momentos em que a calma realmente compensa...tirei a mascara, abri os olhos e la fui andando devagar para a superficie...desanimado subi para o barco, puxei o floatline e arma e acabei por verificar que o shooting line tinha enrolado no cabo de aço da ponta destacavel o que parou o arpao a meio da trajectoria fazendo a arma recuar violentamente para trás...Para cumulo no meio disto tudo, a minha mascara de substituição estava com o Emi na praia para os miudos poderem nadar e ver uns peixinhos...
Restava-me regressar á praia e deixar para trás aquele magnifico cenário bem gravado na minha mente...depois de me darem a segunda mascara e com a maré ja mais cheia as vagas no Hell's ja tinham subido e resolvi regressar...
Pelo caminho parei nas boias de marcação da zona Sul...um mergulho em cada uma e um peixe...Já quase de regresso a casa eis que avista-mos algo a boiar...ao chegar-mos perto deparamo-nos com um corpo a boiar de cabeça para baixo, já inchado, com cerca de 4 a 5 dias pelo menos...uma visao macabra num dia que nem por isso correu bem...
Aqui ficam os dois peixes do dia...

Uma enchada...



E uma cobia...






Há dias estranhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário